data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A pandemia modificou o dia a dia de toda a população e não foi diferente com a rotina carcerária. Desde março com visitas suspensas, familiares de apenados ainda se adaptam às mudanças impostas pela Covid-19.
Região de Santa Maria permanece em bandeira laranja
Na última quinta, foi dia de entrega das sacolas - oportunidade que os apenados têm de receber itens, como roupas e alimentos, levados pelos seus familiares. Na ocasião, familiares demonstraram dúvidas quanto aos dias e horários destinados a isso.
Antes da pandemia, essas entregas aconteciam uma vez por semana, as quintas, mesmo dia destinado a visitação. Atualmente, segundo o delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, mesmo com as visitas suspensas, as sacolas são recebidas a cada quinze dias, ainda nas quintas, e as cantinas ocorrem todas as quintas e sextas.
VÍDEO: Centro de Operações Integradas de segurança pública é inaugurado em Santa Maria
Decisão foi tomada ainda em março, como medida de prevenção e contenção da Covid-19. O delegado explica que todos os cuidados são tomados, desde a chegada das sacolas, até o recebimento delas pelos apenados.
_ Todos os servidores penitenciários usam os EPIs exigidos e higienizam, com álcool, os materiais recebidos. Até a presente data, não registramos nenhum caso de Covid-19 no Presídio Regional de Santa Maria _ diz Prochnow.
Prefeito de São Gabriel descarta possível retorno das aulas presenciais em setembro
Os itens permitidos seguem os mesmos previstos na Portaria Estadual que regulamenta a entrada de visitas e materiais nos estabelecimentos prisionais. Essas informações podem ser acessadas no site da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), no http://www.susepe.rs.gov.br na seção Regulamento Geral de Visitas e Materiais.